Thursday, February 15, 2007

Is your JOB making you FAT?


Eu já tinha ouvido falar muitas vezes, que esse negócio de que... "Ah mas o meu trabalho é tão puxado que eu nem preciso fazer exercício" era auto-enrolação... E que o nosso corpo se acostuma com a quantidade de atividade física que fazemos, independente de quão puxado... Mas eu muitas vezes dava esta desculpa... mesmo que fosse pra mim mesma (obviamente, evitando olhar pro espelho... hehe).
Eu tenho uma profissão que requer que eu fique horas e horas de pé, andando pra lá e pra cá, cuidando de muitos pacientes. E as vezes chegava em casa me sentindo não só exausta mentalmente, mas também fisicamente. Mas também escutava direto a tal desculpinha de pacientes com problemas cardíacos aos 40 e poucos anos de idade, entre outros. Minha mãe era uma que dizia isso direto, que não tinha cabeça ou tempo pra fazer exercício. Analista de sistemas, sempre passa horas, na frente do computador, e chega em casa, com a mente cansada, com ainda mais afazeres pra cuidar em casa. Seu colesterol andava alto, vivia cansada com dor aqui e acolá. Um ano eu lhe dei de presente de natal um outfit completo, com direito a tênis, esteira de yoga, mochila e tudo que se tem direito. Para não desperdiçar o presente, ela engoliu as desculpas e experimentou entrar na academia. Hoje em dia, é muito difícil ela faltar um dia sequer. Perdeu peso, abaixou o colesterol, diminuiu o stress, e ela ainda chega em casa com muito mais disposição e energia para fazer suas tarefas domésticas, com direito a pipoquinha e tv no fim do dia.

Eu sei que não é todo mundo que tem tempo ou dinheiro sobrando para ir a academia. Muitos trabalham dois empregos, fazem faculdade, tem filhos, fora outras responsabilidades. Dessa forma, faltam horas no dia para fazer tudo que se quer ou deveria fazer.

Mesmo com todos os motivos do mundo para não querer ou poder fazer exercício, todo mundo, quer novo, ou mais velho, deve aumentar suas atividades físicas. Fazendo isso, não só você irá evitar complicações com a saúde ao longo da vida, mas também irá melhorar seu desempenho físico, emocional e intelectual, enfim sua qualidade de vida.

Se você não tem tempo para fazer exercício na parte da manhã (o melhor horário, principalmente para aqueles que querem perder peso) e sempre fica cansado e não consegue fazer exercício na parte da noite, tente incluir mais atividades físicas no decorrer do dia.

Isso não quer dizer que você tenha que correr alguns kms na hora do almoço. Procure oportunidades para se movimentar ao longo do seu dia de trabalho.

Aqui vão algumas sugestões (algumas bem simples, outras mais esquisitas) que me ajudaram...

Fit in fitness all day!

  1. Se possível marque reuniões com colegas do lado de fora do escritório.
  2. Use o banheiro mais longe da sua área de trabalho.
  3. Sempre use as escadas quando for de um andar para o outro.
  4. Fique de pé quando está falando no telefone.
  5. Caminhe até a mesa de outras pessoas no escritório, ao invés de mandar um e-mail ou telefonar.
  6. Saia para caminhar depois de comer uma refeição leve, como uma fruta ou sanduiche natural, durante seu horário de almoço.
  7. Sempre que possível se levante e alongue as pernas, braços, costas, etc. (Na verdade os médicos recomendam, que não se passe mais do que uma hora nem de pé ou sentado, sem fazer o oposto, nem que seja por uns segundos. Tanto ficar muito de pé ou sentado podem trazer vários problemas de saúde mais tarde como prisão de ventre, flacidez da bexiga, desvios de coluna, etc.)
  8. Se ofereça para entregar papéis, documentos, correspondência, etc quando possível.
  9. Ok... Essa é meia esquisita, mas funciona. Eu de vez em quando levo pesinhos daqueles de colocar no calcanhar, que nem os que se usam na academia, dos mais leves, para o trabalho. Uso tanto no calcanhar enquanto eu ando, ou estou sentada. Por usar uniforme, e eles serem tão pequenos não aparecem. Também existem os pesinhos para se usar nos pulsos, mas com esses, eu canso bem rápido. Se fizer isso não abuse no tempo, e se lembre de alongar.
  10. Se existe uma área que você possa usar e ter privacidade na sua hora de almoço, procure se familiarizar com alguns exercícios básicos e faze-los, nem que seja por 15 minutos.

Para aqueles que desejam perder uns quilinhos (por mais que nós todos queiramos a tal pílula miraculosa), não tem outro jeito. Você vai ter que fazer exercício e mudar sua alimentação. Eu já fiz muitas dietas ao longo dos anos, mas cheguei a conclusão que o que funciona melhor pra mim, e pra maioria das pessoas que eu conheço é o seguinte:
  • Beba mais água(no mínimo 8 copos por dia), e evite beber muito suco, refrigerante pois tem muitas calorias e não saciam a fome, muito pelo contrário, causam você a ter mais fome.
  • Coma várias refeições pequenas ao longo do dia (no mínimo a cada 2 horas)
  • Nunca pule o café da manhã (além de estimular o seu metabolismo a trabalhar melhor o dia todo, é a refeição que você vai ter mais tempo pra queimar as calorias.
  • Evite comer grandes refeições depois das 7 da noite (fora a pipoquinha mencionada antes... ou uma fruta, ou yogurte)
  • Faça exercício por ao menos 15 minutos TODOS os dias!
  • Se você tem tendência a reter liquido ou engordar por causa de stress, a melhor sugestão, fora fazer as coisas mencionadas acima, é tomar uma multivitamina, complexo B12 ou B50, e aumentar seu consumo de vitamina C.
  • Durma o suficiente todas as noites (no mínimo 6 horas por noite) Isto é essencial não só para conseguir emagrecer, mas para sua saúde física, mental e emocional em geral!
  • ... E tendo dito isto... Boa noite!

5 comments:

malfardado said...

Boas dicas, eu sempre começo a fazer algum tipo de atividade fisica, mas depois de algumas semanas vou deixando de lado ate parar por completo, so depois de muito tempo volto novamente. Mas realmente e muito bom poder ter uma atividade diária, no meu tempo de serviço militar, quando tinha uma rotina muito intensa, e tinha duas horas da parte da manha reservada apenas para atividades fisicas eu sentia meu corpo e mente muito mais dispostos e aptos a fazer qualquer coisa.

Andre said...

Judiou no post hein...

Queria ler... mas o trabalho nao deixa :D heheheheheh

ah meu anjo, só final feliz... estou namorando novamente... uma serva linda do Senhor que me foi reservada...

Dá uma olhada no meu orkut ela se chama Livia e ta no meu album

beijos

Carol said...

Eu sou muito sedentária, sempre prometo voltar à academia porém fico só adiando e adiando, não gosto muito de esportes e sou muito compulsiva na hora de comer, daí que estou literalmente ferrada =PPP~

Mas mês que vem volto pra academia, preciso emagrecer! ;x

Beijoos

Tuka said...

Eu sou a maior preguiçosa :(

LuccyInTheSky said...

huahuahuah Nunca ouviram dizer "Façam o que eu falo, não o que eu faço?"
ok ok Ultimamente eu tenho tentado ser comportada, e cuidar do meu corpo, saúde, em todos os aspectos... Mas ninguém é de ferro!!!
E além disso se ninguém for relaxado com a saúde eu fico sem emprego... hauhauhauhauhauhauhauhauh