Friday, January 12, 2007

On Miscigenation!


"Ninguém é 100% negro, nem 100% branco num país que sofreu as ações da colonização. Somos 100% interessantemente miscigenados".

Ivan Santana

Muito interassentemente mesmo.... Pais brasileiros, avós brasileiros, bisavós Hungaro, Alemão, Indío nativo do Brasil, Português/Negro (origem africana mas país desconhecido)... Meu marido tem bisavós Português, negro, Italiano e indio.
Que bagunça maravilhosa!

Fui buscar o significado de mestiço... Pra ver se o que nós somos tem alguma definição...


Mas achei a definição muito desatualizada... Encontrei este poema bacana... Que na minha opinião expressa melhor o que é ser mestiço num país como o Brasil...

Miscigenation by DANIEL BALHEGO

UM GERMANO DESCENDENTE COMO EU
NUNCA FOI DE SE ENTREGAR À TENTAÇÃO
MAS AGORA ESSA MORENA APARECEU
E EU JÁ TÔ PENSANDO EM MISCIGENAÇÃO

EU QUERO MISTURAR
QUERO QUEBRAR MINHA GENÉTICA
EU QUERO POLKA MISTURADA COM ILÊ-AIÊ
EU QUERO TER VOCÊ

MINHA MÃMÃKA PODE ATÉ ME ESTRANHAR
SE ENCHERGAR VOCÊ POR PERTO
TALVEZ ELA QUEIRA ME DESERDAR
SE EU PARAR DE FALAR EM DIALETO

MAS A MÃE DELA NUNCA FOI LUTERANA
E MINHA MÃE NÃO SABE O QUE É MACUMBA
ANTEPASSADOS DA TERRA POMERANA
E OS TEUS QUEM SABE?
ZUMBI OU GANGA ZUMBA.

EU QUERO MISTURAR

1 comment:

Anonymous said...

Tudo isso é pra amenizar a dor de ter sangue negro? Assuma logo que voce tem ódio do seu cabelo e ter que passar chapinha e do seu rosto pardo.
Sou mulher e odeio ser parda por isso fiz ligação de trompas